quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cientistas da NASA descobrem uma estrela devorando um planeta

Pela primeira vez foi captado uma estrela devorando um planeta. Já se sabia que as estrelas eram capazes de engolir os planetas que orbitam a seu redor, mas é a primeira vez que esse evento é captado com clareza. Os cientistas também ja tinham o conhecimento do intercâmbio de matéria entre corpos estelares, mas isso é comumente observado no sistema de estrelas binárias, nunca antes flagrado entre uma estrela e um planeta

Ainda que o planeta que foi devorado estivesse muito longe do telescópio Hubble para ser fotografado, através das análises dos dados coletados pelo Hubble eles conseguiram criar uma imagem desse fenômeno. Segundo os cientistas da NASA, o planeta que está sendo devorado, que recebe o nome de Wasp-12b, é o corpo mais quente conhecido na Via Láctea. E agora passa a ser o planeta com a mais curta existência. O Wasp-12b, está muito próximo da estrela Wasp-12 e pode percorrer sua órbita em 1,1 dias terrestres.

Por causa das enormes forças gravitacionais o planeta Wasp-12b parece mais uma bola de rugbi do que uma esfera. E mesmo sendo 40% maior do que Júpiter, o maior planeta de nosso Sistema Solar, o Wasp-12b está tendo sua massa devorada pela estrela a uma velocidade espantosa: 6 bilhões de toneladas por segundo.

Segue abaixo a Imagem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário